Diana 50 - Restauro

Para os "artistas" darem largas à sua imaginação...
Responder
Avatar do Utilizador
AMB
Mensagens: 39
Registado: quinta fev 16, 2012 10:21 pm
Localização: Vila Nova de Famalicão / Braga

Re: Diana 50 - Restauro

Mensagem por AMB » segunda out 22, 2012 9:10 pm

Espero que consigo restaurar a sua arma e ficar melhor que nova :D :D
Eu tambem quero restaurar a minha primeira arma mas ainda não a consegui identificar lol http://apft.com.pt/apftforum/viewtopic. ... 863#p48863
A primeira arma é sempre a primeira arma :wink: :wink:
A procura de nova aquisição xD

GCA
Mensagens: 1
Registado: quarta dez 11, 2013 6:06 pm

Re: Diana 50 - Restauro

Mensagem por GCA » terça jan 28, 2014 4:00 pm

photo1.JPG
photo1.JPG
Boas!

Sou novo por aqui, mas tenho alguma experiência com armas de pressão de ar.
Neste momento estou a acabar de restaurar uma Rossi Dione (cópia da Diana 20, "made in Brasil") que comprei há uns tempo. A dificuldade é encontrar peças, mas de resto é tudo "limpinho".

Não sei se já conseguiu terminar este trabalho, da Diana 50, mas se não, queria deixar aqui o meu contributo.

A primeira arma que restaurei de uma ponta à outra foi uma Diana 27 anterior a 1960 (não sei o ano certo porque não tem as típicas marcas). Era a arma do meu pai, e a que me ensinou a atirar. Estava negligenciada há muitos muitos anos, e guardada sem qualquer tipo de cuidado. A coronha estava inteira, sem bicho e sem podres, mas com o verniz a estalar e cheia de riscos. O aço estava completamente cheio de ferrugem (por fora). Felizmente, há uns anos atrás estas velhas armas eram bem lubrificadas pelos seus donos, por fora e por dentro, e por isso as partes internas estavam em bom estado. Até o selo do pistão (em cabedal) só precisou de uns dias em banho de óleo de silicone para voltar a ficar maleável.

A ferrugem exterior foi outra conversa. Gastei umas horas valentes com lixa d'água e muito óleo até ficar com o metal pronto para a oxidação. Fiz tudo eu. Não enviei a arma para ninguém, por duas razões, primeiro porque me pediram uma barbaridade de dinheiro para a recuperarem (só a oxidação eram 500€) e segundo porque gosto bastante de ser eu a fazer este tipo de coisas. Se tiver curiosidade visite o meu blog: http://airpressureguns.wordpress.com/ca ... -diana-27/ onde descrevo em pormenor o processo de restauro desta arma e de mais algumas.
Resta dizer que usei um processo de oxidação a frio (e é agora que vou ser insultado por toda a gente) e posso garantir que apesar de não ser igual ao acabamento de fábrica, que é absolutamente impecável nas Dianas, fiquei muitissimo bem impressionado com o resultado final. A maioria das pessoas que já viram a arma não acreditam que foi feito com um processo de oxidação a frio.

Para acabar, queria ainda dizer que a alça da mira tinha desaparecido, e portanto tive de fazer uma de raiz. Moldes, metal derretido e escultura...

Ficam aqui algumas fotos.

Abç e boa sorte. É sempre um prazer ver estas armas antigas voltarem à vida!
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Asrafil
Mensagens: 28
Registado: quarta out 10, 2012 4:40 pm

Re: Diana 50 - Restauro

Mensagem por Asrafil » terça jan 28, 2014 9:19 pm

Ó Nuno Francisco tu bem queres te escapar mas não há hipótese. PCP é o caminho :D :D :D

nunofrancisco
Mensagens: 446
Registado: segunda abr 09, 2012 11:51 am
Localização: Lisboa

Re: Diana 50 - Restauro

Mensagem por nunofrancisco » terça jan 28, 2014 9:26 pm

Asrafil Escreveu:Ó Nuno Francisco tu bem queres te escapar mas não há hipótese. PCP é o caminho :D :D :D
ahaha erro fatal :disco2: falhas-te a killzone do alvo! este topico é do nunofreitas, nao meu :martelada:

Asrafil
Mensagens: 28
Registado: quarta out 10, 2012 4:40 pm

Re: Diana 50 - Restauro

Mensagem por Asrafil » terça jan 28, 2014 10:54 pm

Upssss, my bad :D

karvalhal
Mensagens: 1
Registado: quinta fev 13, 2014 11:35 pm

Re: Diana 50 - Restauro

Mensagem por karvalhal » sábado fev 15, 2014 9:16 pm

RuiPereira Escreveu:Não são tão raras quanto isso. Conheço 3-4 pessoas na zona norte que as têm.

Tambem tenho uma, a raridade depende da prespectiva, a minha tem o nº de serie 127651 e foi fabricada em fev. de 1976, portanto a nivel mundial a proporçao é pequena. A academia militar tem varias onde os maçaricos aprendem a disparar antes de passar a outras armas

Responder