Clube de Tiro - informações

Discussão de outros assuntos que em nada têm a ver com o Field Target ou o ar comprimido
Responder
JFMAG
Registado: terça ago 09, 2016 7:37 pm

Clube de Tiro - informações

Mensagem por JFMAG » quinta abr 20, 2017 12:46 pm

Ola :)
Gostava de perguntar se alguém aqui no forum conhece algum clube de tiro fixe aqui na zona de Lisboa. De preferencia mais perto da Amadora.
A ideia era inscrever-me mas epahh nao conheço ninguém nem nada sobre o assunto. Apesar de ter 29 anos.
Gostava de tirar a licença federativa A/D. Pelo que me disseram também ja inclui a TAC.

E difícil de tirar?
Ja alguém aqui tirou a licença?
Como e que foi todo o processo, para eu ter uma ideia?

O pessoal dos clubes costuma ser fixe?
Tenho tipo um certo receio de estar a gastar tempo e dinheiro e depois o ambiente nao ser muito fixe...
Por isso o depoimento de alguém com experiência pode ajudar-me :)

Se me poderem dar algumas informações agradeço.

Obrigado :)

Cumps. :)

xXACAXx
Registado: quinta nov 21, 2013 7:27 pm

Re: Clube de Tiro - informações

Mensagem por xXACAXx » quinta abr 20, 2017 8:58 pm

Olá, não sou da região mas sei que existem vários clubes na zona de lisboa. O que conheço e que creio que tem a melhor carreira será o do Jamor no estádio nacional e as pessoas que conheço de lá são 5 estrelas, gente muito acessivel.
Quanto às licenças creio que não há grandes dificuldades desde que se saiba o conteudo do material de estudo (que pelo menos para mim foi fornecido pelo clube) que não é muito nem muito complicado de todo. É maioritáriamente questões de segurança e também, em alguma parte, sobre as diferentes modalidades do tiro desportivo. Para além do questionário há também uma vertente prática que testa a capacidade de operar as armas em segurança mas que também, com formação básica, é muito acessivel. Creio que a prova tem um custo mas agora não lhe consigo indicar de cor quanto é. Sobre a questão do investimento, se aparecer pelo clube tenho a certeza que a maioria dos atiradores não se importará que esteja lá a conhecer o ambiente e até potencial experimentar o tiro com alguma das armas que tenham, assim, pode apenas investir quando estiver seguro de que gostaria efetivamente de pratir a modalidade.
Haverá exame para obtenção de licença federativa no próximo dia 20 de maio caso já tenha decidido o que fazer por essa altura.
Cumprimentos

JFMAG

Mensagem por JFMAG » sexta abr 21, 2017 10:32 am

Pois..=]
E como faco depois no jamor?
Com quem tenho que falar?
E em relacao ao exame prático do manuseio das armas .22LR pode explicar-me como foi que fez, pormenorizadamente para eu saber =] passo a passo lol =]
Outra dúvida que tenho é em relação as provas anuais obrigatórias, em que consiste isso? E que como tenho uma vida um bocado ocupada apesar de gostar de tiro e de atirar tenho um certo receio de depois nao ter tanto tempo como gostaria e ter que faltar a uma prova e depois nao sei como vai ser... Estou confuso...
Outra duvida e se nos no jamor temos alguém que nos siga e nos de instruções ou se estamos por nossa conta ???

=] obrigado por me estar a ajudar... =]

Cumprimentos =]

xXACAXx

Mensagem por xXACAXx » sexta abr 21, 2017 1:43 pm

A carreira do Jamor tem horário de abertura em que pelo menos um funcionário na secretária de entrada tem (creio que encerra às 22:00 mas não tenho a certeza) ele poderá guia-lo pelo processo e para quem falar.
O exame prático consiste em verificar se as armas de .22lr (pistola e carabina) estão municiadas, que não estarão, fechar a culatra, simular o tiro, abrir a culatra e verificar novamente, se lhe parece difícil garanto-lhe que não o é e que alguém o irá mostrar como se faz anteriormente ao exame. Para além disso tem que dar acho que 10 tiros dentro de 25 cm (difícil é não acertar) com uma arma de ar comprimido. O meu foi assim e acredito que em todos os clubes deve ser semelhante.
Para manter a licença federativa tem que participar em pelo menos 2 provas federadas por ano, não em todas.
Não creio que o Jamor tenha "professores" para ajudar mas a maioria do pessoal mais experiente vai ajudá-lo no que eventualmente precisar.

Cumprimentos

JFMAG

Mensagem por JFMAG » sexta abr 21, 2017 4:04 pm

Certo =]

Mas por exemplo eu agora vou-me inscrever e tiro a licença. Depois de ter tudo tratado e ja ter a autorização para a compra da arma é so aparecer no jamor e praticar tiro sempre que me apetecer e isso? Do genero. Bom dia senhor recepcionista do jamor venho dar uns tiros. Sim senhor atirador sente-se onde quiser e atire ate desejar mas tenha cuidado. E isto? =]
Outra coisa... Eu so estou disponível para tirar a licença no mês de julho para a frente... Existe possibilidades de tirar a licença em qualquer altura ou tem datas estabelecidas durante o ano? =]

Lool Obrigado pela ajuda...

=]

Cumprimentos :]

xXACAXx

Mensagem por xXACAXx » sexta abr 21, 2017 6:09 pm

Sei que para não sócios são 4 euros (agora não me lembro se por treino ou por hora) para sócios não o posso informar mas se calhar algum outro forista lhe poderá esclarecer, de resto penso que a situação é bastante como a descreveu.
Os exames para licença federativa têm datas marcadas e são 3 ou 4 ao longo do ano, penso eu, sendo que não fará agora em maio o próximo seria em setembro.

Cumprimentos

JFMAG

Mensagem por JFMAG » sábado abr 22, 2017 1:32 pm

Certo =]

E onde posso obter o manual atual para ir estudando para o exame teórico? =]

Obrigado.

Cumprimentos =]

xXACAXx

Mensagem por xXACAXx » sábado abr 22, 2017 1:50 pm

Pelo menos no meu caso não se tratou de uma manual propriamente dito mas sim umas folhas de apontamentos e perguntas-tipo. Creio que lhe dão isso aquando da incrição para o exame mas não tenha pressa pois se só começar a estudar em setembro mesmo vai bem a tempo, não é muita matéria e é relativamente simples.

Cumprimentos

Responder