Como afinar/zerar uma óptica.

Assuntos que digam respeito ao tiro com ar comprimido em geral e que de alguma forma não se enquadrem na modalidade de Field Target
Responder
Pharoyar
Registado: segunda ago 10, 2009 1:44 am

Re: Como afinar/zerar uma óptica.

Mensagem por Pharoyar » terça ago 11, 2009 8:11 pm

Apraz-me dizer, OBRIGADO... :disco2:

Ajudou muito, sobretudo para mim que nunca tinha mexido com uma telescópica destas,
Gamo CFX 5,5mm + Walther 3-9x40

hilario
Sócio
Sócio
Registado: segunda mai 11, 2009 3:42 pm

Mensagem por hilario » quarta nov 10, 2010 9:59 pm

RuiS Escreveu:
- Fazer um *grupo á distância “Min”

- Afinar a mira para o retículo na Horizontal (tiro deve “bater” no traço vertical do retículo)

- Fazer um *grupo á distância “Max”

- Verificar se temos o *grupo alinhado na vertical ( Os tiros devem “bater” no traço vertical do retículo)

- Se os grupos não estão a “bater” no traço vertical a temos a óptica desalinhada com o cano.
Que fazer se a mira estiver a fazer isto e o problema não for das montagens nem da arma? já troquei as montagens de trás para a frente, já as rodei para ficarem com a garra de aperto para a esquerda e para a direita, já troquei de montagens, a mira esta com o traço vertical mesmo paralelo ao fio de prumo, o o tiro esta sempre a esquerda, um dot ai aos 35m e aos 50 quase 2 dots...
Problema da mira não deve ser, portanto deve ser "erro humano" certo? a maneira de empunhar a arma ou algo assim do género...
Era uma vez um velho ancião de 14 anos, que gostava de estar sentado em pé no canto de uma pedra redonda... E sempre que estava calado, dizia: "Os meus 4 ídolos são 3... Abraão e Jeremias!"

Nepptunus
Sócio e Webmaster
Sócio e Webmaster
Registado: domingo jun 05, 2005 3:06 am
Contacto:

Mensagem por Nepptunus » terça nov 16, 2010 11:08 pm

Depois de garantida a correcta colocação da mira na arma, não se esqueçam disto que é muito importante...

Correcção do paralaxe
Carlos

Imagem

Augusto Lucas
Sócio
Sócio
Registado: sexta jan 20, 2006 6:59 pm

Mensagem por Augusto Lucas » quarta nov 17, 2010 7:47 pm

hilario Escreveu:Que fazer se a mira estiver a fazer isto e o problema não for das montagens nem da arma? já troquei as montagens de trás para a frente, já as rodei para ficarem com a garra de aperto para a esquerda e para a direita, já troquei de montagens, a mira esta com o traço vertical mesmo paralelo ao fio de prumo, o o tiro esta sempre a esquerda, um dot ai aos 35m e aos 50 quase 2 dots...
Problema da mira não deve ser, portanto deve ser "erro humano" certo? a maneira de empunhar a arma ou algo assim do género...
Erro humano? :roll:
Com o Hilário? :evil:
Não!! :razz:
Será do vento? :lol:
o tiro seguro é aquele que acerta no alvo delineado

hilario
Sócio
Sócio
Registado: segunda mai 11, 2009 3:42 pm

Mensagem por hilario » quinta nov 18, 2010 9:37 am

Pois,,, o vento... esse dá-me bastantes dores de cabeça... lá em ferreiras então... fiquei tão "desnorteado" que devo ter dado uma volta e tal a torreta sem ter dado por isso e foi um desastre... :(
Adora neste caso julgo ser da arma, da mira não é forque com o chinoscópio faz o mesmo, do vento também não pois já atirarei dentro de um armazém e é o mesmo... ou é a minha maneira de empunhar a arma ou não me adapto a ela... è o que dá estar mal habituado a múmia que é um mimo :)
Era uma vez um velho ancião de 14 anos, que gostava de estar sentado em pé no canto de uma pedra redonda... E sempre que estava calado, dizia: "Os meus 4 ídolos são 3... Abraão e Jeremias!"

Augusto Lucas
Sócio
Sócio

Mensagem por Augusto Lucas » quinta nov 18, 2010 5:39 pm

hilario Escreveu:Pois,,, o vento... esse dá-me bastantes dores de cabeça... lá em ferreiras então... fiquei tão "desnorteado" que devo ter dado uma volta e tal a torreta sem ter dado por isso e foi um desastre... :(
Adora neste caso julgo ser da arma, da mira não é forque com o chinoscópio faz o mesmo, do vento também não pois já atirarei dentro de um armazém e é o mesmo... ou é a minha maneira de empunhar a arma ou não me adapto a ela... è o que dá estar mal habituado a múmia que é um mimo :)
Parece-me que existe "uma coisa" que dá pelo nome de canting, se reparares nos agrupamentos que eu divulguei na apresentação que fiz da BSA Hornet, verás que acima dos 30m (incluidos os 30m também!),todos os tiros agruparam à direita e um pouco em baixo do centro do alvo.Com a necessária correção acabei por melhorar (ver nos 60m).Posso identificar o meu erro e terei de melhorar nisso também.A maneira de empunhar a arma (muito mais nas springuer!), dita a qualidade da nossa prestação.
No meu caso, são velhos hábitos, dos tempos em que apenas utilizava caçadeiras e a precisão era relativa, já que o chumbo ao espalhar cobria uma área grande, comparativamente a um unico chumbo.
O forista Netby teve alguns problemas com a HW97K dele, no que a precisão diz respeito.O problema acabou por ser sanado, por ele mesmo, mas ninguém diria que o problema era de onde acabou por ser.

AIRMAX
Sócio
Sócio
Registado: domingo jun 05, 2005 10:04 pm

Mensagem por AIRMAX » sexta nov 19, 2010 12:51 am

Augusto Lucas Escreveu: O forista Netby teve alguns problemas com a HW97K dele, no que a precisão diz respeito.O problema acabou por ser sanado, por ele mesmo, mas ninguém diria que o problema era de onde acabou por ser.
Eheheheh ! Desculpa lá companheiro mas havia quem lhe tivesse dito desde o início que aquilo não ía resultar... :martelada: É verdade ou não companheiro Netby ? :bejeka:

O que vale é que está resolvido como diz o amigo Augusto Lucas... :wink:
AIRMAX - Luis Monteiro

Augusto Lucas
Sócio
Sócio

Mensagem por Augusto Lucas » sexta nov 19, 2010 7:27 pm

AIRMAX Escreveu:Eheheheh ! Desculpa lá companheiro mas havia quem lhe tivesse dito desde o início que aquilo não ía resultar... :martelada: É verdade ou não companheiro Netby ? :bejeka:

O que vale é que está resolvido como diz o amigo Augusto Lucas... :wink:
É verdade!
Tu já tinhas dito de onde era. :disco2:

Tiago Martins
Registado: segunda out 18, 2010 6:45 pm

Mensagem por Tiago Martins » sexta jan 14, 2011 8:45 pm

JB Outil
Sócio
Sócio
Registado: domingo jun 05, 2005 10:24 pm

Mensagem por JB Outil » quarta ago 03, 2011 10:33 pm

Boas pessoal, já por duas vezes postei os procedimentos para estes cazos, não li todos os postes mas a primeira coisa a fazer a uma mira e afinar os zeros das torretas, ou seja : colocar a mira num cavalete numa banca bem fixa , focar num alvo a 20 ou 30 m alinha orizontal rodar 180 grause ver se subio ou desceu rodar a torreta até que rodando se mantenha no mesmo ponto, rodar 90 graus e fazer a mesma coisa, ou seja, rodando 90 em 90 º o centro bete sempre no mesmo ponto, aqui o gurpo de pontaria (reticolo) está CENTRADO com o tubo da mira, e agora trabalhem :trabalho: :trabalho:
AMIGO, a vida é demasiado curta para beber mau vinho
Jorge Batalha
Team Walther FT Portugal

Responder