Diana 50 - Restauro
-
Augusto Lucas
- Sócio

- Mensagens: 2592
- Registado: sexta jan 20, 2006 6:59 pm
- Localização: coimbra
Re: Diana 50 - Restauro
Mesmo na vizinha Espanha, dizem que esse modelo é raro, portanto aparecerem agora duas por cá, não deixa de ser realmente surpreendente.
Na minha opinião muito pessoal, seria bom manter ao máximo possivel as caractristicas originais da arma.Embora consiga encontrar peças novas para substituição, da marca.
Tendo em conta que a madeira da coronha original foi roida, essa reparação exige o uso de uma massa de enchimento própria para madeira, que depois de seca poderá ser alisada.O contra, é que o acabamento final da madeira em verniz (ou acabamento a óleo, tru-oil, etc) não vai ficar bem, pois o "remendo" será visivel.Restará pintar a negro, ou de maneira a esconder a madeira.Para copiar essa coronha, fazendo outra igual, deverá sair um bocado mais caro que restaurar essa, mas quando o homem sonha, o mundo pula e avança!
Algures nos tópicos mais antigos deste fórum, encontrará dicas mais concretas sobre o restauro de madeiras e metais, e o resultado de experiencias de vários foristas.
Na minha opinião muito pessoal, seria bom manter ao máximo possivel as caractristicas originais da arma.Embora consiga encontrar peças novas para substituição, da marca.
Tendo em conta que a madeira da coronha original foi roida, essa reparação exige o uso de uma massa de enchimento própria para madeira, que depois de seca poderá ser alisada.O contra, é que o acabamento final da madeira em verniz (ou acabamento a óleo, tru-oil, etc) não vai ficar bem, pois o "remendo" será visivel.Restará pintar a negro, ou de maneira a esconder a madeira.Para copiar essa coronha, fazendo outra igual, deverá sair um bocado mais caro que restaurar essa, mas quando o homem sonha, o mundo pula e avança!
Algures nos tópicos mais antigos deste fórum, encontrará dicas mais concretas sobre o restauro de madeiras e metais, e o resultado de experiencias de vários foristas.
o tiro seguro é aquele que acerta no alvo delineado
-
RuiPereira
- Mensagens: 1342
- Registado: quarta jun 29, 2005 2:29 pm
- Localização: V.N. de Gaia
Re: Diana 50 - Restauro
Não são tão raras quanto isso. Conheço 3-4 pessoas na zona norte que as têm.
-
Augusto Lucas
- Sócio

- Mensagens: 2592
- Registado: sexta jan 20, 2006 6:59 pm
- Localização: coimbra
Re: Diana 50 - Restauro
Não deixam de ser poucas.RuiPereira Escreveu:Não são tão raras quanto isso. Conheço 3-4 pessoas na zona norte que as têm.
Nos tópicos dos adeptos de armas antigas, figura como sendo rara na peninsula.É por aí que sei dessa avaliação.Posso estar redondamente enganado.
o tiro seguro é aquele que acerta no alvo delineado
-
serapio
- Mensagens: 84
- Registado: segunda jan 09, 2012 3:38 pm
Re: Diana 50 - Restauro
Boas amigo eu também tenho uma com cerca de 40 anos, estou a restaurar a arma era do meu pai foi-lhe oferecida pela minha mãe estas armas em boas condições são díficeis de encontar.
A muito que procuro uma e ainda a pouco tempo perdi um negocio com uma por asneira minha, se quiser saber alguma coisa apite.
Abraço e cuidado com as mãos de quem vai meter isso.
A muito que procuro uma e ainda a pouco tempo perdi um negocio com uma por asneira minha, se quiser saber alguma coisa apite.
Abraço e cuidado com as mãos de quem vai meter isso.
O chumbo tá um bocado caro... ah... também não gosto de atirar à chuva!
- Fernando
- Sócio

- Mensagens: 4297
- Registado: segunda out 17, 2005 12:29 am
- Localização: cantanhede
Re: Diana 50 - Restauro
É preciso ter cuidado com quem mete as maõs numa arma antiga. Os erros pagam-se caro.
Julgo que ambos têm razão. A arma não é tão rara como isso, mas tambem não se encontra aos pontapés.
Ela é interessante pelo formato, pois é comprida como o caraças, e por ser uma das primeiras armas de cano fixo que funcionavam correctamente.
Julgo que ambos têm razão. A arma não é tão rara como isso, mas tambem não se encontra aos pontapés.
Ela é interessante pelo formato, pois é comprida como o caraças, e por ser uma das primeiras armas de cano fixo que funcionavam correctamente.
Gosto de longos passeios, principalmente quando são dados por pessoas que me chateiam.
Só trabalho porque dizem que dá saúde, e não quero ficar doente.
Prefiro passar um dia a atiral mal, que passar um dia a trabalhar bem.
Só trabalho porque dizem que dá saúde, e não quero ficar doente.
Prefiro passar um dia a atiral mal, que passar um dia a trabalhar bem.
-
nunofreitas
- Mensagens: 21
- Registado: terça ago 07, 2012 3:12 pm
Re: Diana 50 - Restauro
Boas Serapio,serapio Escreveu:Boas amigo eu também tenho uma com cerca de 40 anos, estou a restaurar a arma era do meu pai foi-lhe oferecida pela minha mãe estas armas em boas condições são díficeis de encontar.
A muito que procuro uma e ainda a pouco tempo perdi um negocio com uma por asneira minha, se quiser saber alguma coisa apite.
Abraço e cuidado com as mãos de quem vai meter isso.
Toda a ajuda é bem vinda. Se me poderes ceder alguma informação sobre onde fazer a oxidação, agradecia. Tinha pensado na Cacicambra, mas como o feed back não é lá muito bom, fiquei na dúvida...
Cumprimentos,
Nuno Freitas
-
netby
- Mensagens: 567
- Registado: segunda dez 29, 2008 11:55 am
Re: Diana 50 - Restauro
Boas
descobri uma loja no Ebay.uk que tem vários produtos próprios para tratar/ restaurar madeira
além de lixas e mopas de polimento,tem BLO ou seja óleo de linhaça fervido ( já prontinho poupa muito trabalho,ehehe) tem também também crsitais para tingir madeira ( tem várias cores entre elas o famoso "walnut" ou seja nogueira) e também o Tung oil que para muitos é emsmo superior ao óleo de linhaça( é mais brilhante ,forma camada dura e só leva 4 camadas em vez da s sete ou oito do óleo linhaça
tem também ceras ,etc,muita coisa
vale a pena a visita
http://www.ebay.co.uk/itm/Liberon-Van-d ... 20b49b2589
descobri uma loja no Ebay.uk que tem vários produtos próprios para tratar/ restaurar madeira
além de lixas e mopas de polimento,tem BLO ou seja óleo de linhaça fervido ( já prontinho poupa muito trabalho,ehehe) tem também também crsitais para tingir madeira ( tem várias cores entre elas o famoso "walnut" ou seja nogueira) e também o Tung oil que para muitos é emsmo superior ao óleo de linhaça( é mais brilhante ,forma camada dura e só leva 4 camadas em vez da s sete ou oito do óleo linhaça
tem também ceras ,etc,muita coisa
vale a pena a visita
http://www.ebay.co.uk/itm/Liberon-Van-d ... 20b49b2589
-
vachod
- Mensagens: 3
- Registado: sábado out 13, 2012 12:11 am
Re: Diana 50 - Restauro
possuo uma diana 50 em perfeitas condiçoes ,a unica duvida è em relaçao ao compartimento aonde è colocado o chumbo,quando voçe desmontou a sua observou se existe algum tipo de arruela antes dessa peça,na minha nao tem e quando desmonto para lubrificar tenho dificuldade em alinhar o furo deste com o cano.
-
nunofreitas
- Mensagens: 21
- Registado: terça ago 07, 2012 3:12 pm
Re: Diana 50 - Restauro
Boas,vachod Escreveu:possuo uma diana 50 em perfeitas condiçoes ,a unica duvida è em relaçao ao compartimento aonde è colocado o chumbo,quando voçe desmontou a sua observou se existe algum tipo de arruela antes dessa peça,na minha nao tem e quando desmonto para lubrificar tenho dificuldade em alinhar o furo deste com o cano.
Penso que a minha também não tem nenhuma arruela.
Mas pelo que sei, tem um especialista em Dianas 50 aqui no forum. É o Serapio. Tente falar com ele, que de certeza que ele o esclarece.
Cumps
Nuno Freitas
-
vachod
- Mensagens: 3
- Registado: sábado out 13, 2012 12:11 am
Re: Diana 50 - Restauro
Obrigado pela resposta,se tiver algumas caracteristicas da sua tipo velocidade e precisao,me informe!